segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As mulheres na política

Durantes muitos anos, as mulheres ficaram restritas apenas em cuidarem das atividades domésticas, não podiam estudar, nem votar e muito menos participarem de cargos políticos.
Até que a situação mudou...No Brasil, no governo de Getúlio Vargas, as mulheres conseguiram o direito do voto e a participação na política.
Carlota Prereira de Queiróz foi a primeira deputada federal brasileira, no ano de 1933, enquanto Euníce Michiles se tornou em 1979, a primeira senadora do país.
Já para presidência da república, a primeira candidatura de uma mulher no Brasil ocorreu em 1989, com Maria Pio de Abreu. Finalmente no último dia 31 de outubro, Dilma Rousseff se tornou a primeira presidente do Brasil. Segundo o jornal britânico “The Independent”, a vitória de Dilma a tornaria uma das mulheres mais poderosas do mundo.
Mas afinal, o que pode mudar no país com uma mulher na presidência?
Será que a vitória de Dilma poderá motivar a participação femimina na política brasileira?
O preconceito muitas vezes foi a principal barreira que impedia as mulheres a participarem da política. Esse preconceito tende a ser reduzido ou eliminado com uma mulher exercendo o cargo mais elevado da política brasileira. Em vários países, as mulheres tomaram posse na presidência, como Cristina Kirchner, na Argentina, e Michelle Bachelle, no Chile.
Mas a o aumento da participação feminina na política por enquanto é uma expectativa.
Vamos ver agora como será o Brasil nos próximos 4 anos e verificar se Dilma realmente irá influenciar positivamente as mulheres na política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário