segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Movéis artesanais e sustentáveis

É possível uma empresa de móveis retirar a matéria-prima das árvores de uma floresta e a floresta ainda continuar inteira? Com a design Etel Carmona, empresária da loja Etel Interiores, isso é possível.


Em comemoração ao dia 5 de junho, Dia Mundial do meio Ambiente, a design apresentou uma palestra no Paineiras Country Club, em Pindamonhangaba, com o tema “Talento Feminino, Empreendedorismo e Responsabilidade Sócio-Ambiental”.
Na palestra, Carmona apresentou a história de sua carreira e suas participações em ações de responsabilidade sócio ambiental, como o programa de sustentabilidade no uso da madeira, em Xapuri no Acre.

Carmona começou a trabalhar com móveis há 27 anos, na garagem de sua casa, na cidade de Valinhos. Ela estudava história da arte e logo descobriu a marcenaria, a movelaria e começou a restaurar peças de época.
Os trabalhos de Carmona se diferenciam por serem produzidos artesanalmente, com as antigas técnicas de marcenaria, sem o uso de recursos industriais.“A grande magia do meu trabalho é que é feito pela mão do homem”, destaca a design.
No governo de Jorge Viana, ela foi levada para a Amazônia e conseguiu a primeira floresta comunitária certificada no Brasil. “Não adianta falar do meio ambiente se você não faz o social, você tem que cuidar do homem para cuidar da natureza”, explica.
Atualmente, a empresária tem uma equipe de design e possui lojas em São Paulo, Belo Horizonte, Nova York, Toronto, Dusseldorf e Lisboa. Todos os anos a empresa lança coleção com 20 peças de móveis. Ela explica de onde surgem as idéias para criar suas peças: “Minha inspiração é a própria natureza, é a própria matéria prima. Se vejo algo, me pergunto o que posso fazer com isso”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário