sábado, 13 de novembro de 2010

Taubaté recebe evento de umbanda e candomblé

O “Encontro da Cultura Afro-Descendente” voltado para as religiões umbanda e candomblé foi realizado nesta última quinta, dia 24 de julho no Gávea Hotel.
O evento apresentou cantigas denominadas corimbas da umbanda e realização de danças de três orixás, o Oxum, a deusa das águas doces, o Abaluayê, que representa a cura de todas as doenças, e o orixá criador do mundo, que seria Deus para os católicos.


Na ocasião, os seguidores e autoridades das religiões afro-descendentes abordaram a falta de reconhecimento da umbanda e candomblé como religiões na sociedade, assim como o preconceito e a falta de identidade de seus adeptos. “Nós temos que ter identidade, eu acho que toda religião que não tem identidade ela não prospera, eu acho que nós precisamos acabar com essa mediucridade de ter vergonha. Quem é umbandista tem que falar que é umbandista”, explica Basílio Filho, diretor jurídico da SOUESP(Superior Orgão de Umbanda do Estado de São Paulo).
O evento contou com a presença do prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, o vereador Chico Saad, o diretor do DMATUC (Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura), Anderson Ferreira, autoridades de São Paulo de umbanda e candomblé, como representantes da ABRATU (Associação Brasileira dês Templos de Umbanda), SOUESP Movimento Chega, Movimento Guerreiros do Axé, sacerdotes, sacerdotisas e simpatizantes.

De acordo com o prefeito Roberto Peixoto, caso ele seja reeleito, pelo menos duas pessoas das religiões umbanda e candomblé devem ser convidadas para participarem da administração do município.


No encerramento, as participantes fizeram uma oração e foram abençoados.



Obs: Matéria publicada no dia 25 de julho de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário