terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pinda tem poucas casas de aluguel

Pindamonhangaba está crescendo e pessoas de vários lugares estão vindo para  a cidade procurar uma casa para morar. Contudo, se deparam com um grande problemas: poucas casas para locação.
Atualmente há uma grande procura de casas para aluguel em Pindamonhangaba, mas as pessoas não conseguem encontrar porque está em falta ou o valor é muito alto. “O cliente tem dificuldade para alugar por falta de aluguel no mercado e condições também. Tem gente que não tem renda para aluguel, que hoje está caro, Pinda está crescendo e como são poucas casas de locação, o valor cresce”, ressalta o corretor de imóveis Nelson dos Santos Carvalho.
Alguns fatores que interferem na queda da quantidade de casas para locação é a facilidade de financiar imóveis e os problemas que o locador pode ter com o inquilino.Segundo uma administradora de setor imobiliário, o aluguel implica em muitas responsabilidades, pois o inquilino entra na casa e não cuida como deveria, tem problemas de inadimplências e com a lentidão da justiça para entrar com recursos a pessoa pode ficar dois anos sem pagar.
Os valores procurados para locação variam de 500 até 800 reais, mas as faixas de preço encontradas são entre 700 e 1500 reais, mesmo em bairros mais distantes, o que faz compensar mais comprar o imóvel. “Atualmente compensa mais comprar do que alugar. Uma casa com dois quartos, uma suíte e duas vagas na garagem, dependendo do bairro saí à aproximadamente 500 ou 600 reais por mês. Hoje pode pagar em prestações”, comenta Carvalho.
Já quem possui uma casa e quer divulgá-la para locação, a melhor maneira de fazer isso é através das imobiliárias, pois é feito um contrato e uma vistoria no imóvel.Quando a pessoa aluga diretamente, não há como ter essa documentação.
Confira a documentação necessária para o aluguel:
Xérox do CIC, RG do casal,
certidão de casamento;
Certidão de nascimento, se for solteiro;
Xérox do comprovante de residência;
Xérox do holerite que comprove renda mínima três vezes o valor do aluguel;
Xérox da carteira do trabalho.

O futuro inquilino também deve preencher uma ficha na imobiliária que irá fazer a pesquisa para verificar a restrição do nome da pessoa. Após a aprovação do Deparamento Jurídico é realizado o contrato da casa.
É necessário que o inquilino ganhe um salário no mínimo três vezes o valor do aluguel.
Já o locador deve ter o documento do imóvel em seu nome e preencher a ficha na imobiliária para alugar.

2 comentários:

  1. Imóveis em Pinda... agora sei onde investir meu dinheiro, rs. Obrigado pela dica! Estou seguindo seu blog! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Pinda? Conheço muito bem, fui criada na cidade e meus pais ainda moram lá ;)
    Mas os valores estão altos mesmo, tanto pra aluguel quanto casas que estão à venda. E aí fica tudo meio estagnado. Casas vazias há tempos.
    A cidade tá crescendo rápido, mas a renda das pessoas não acompanha, fora que é a típica cidade do interior, ou seja, tem que querer, gostar ou precisar morar lá, porque não tem nada pra fazer, literalmente.
    ;)

    ResponderExcluir